quinta-feira, 25 de abril de 2024

Contato

Fantástico grava reportagem especial sobre Chico Xavier em Pedro Leopoldo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

“Cada um deve fazer o melhor que puder. Fazer para os outros o que a gente que quer que faça para nós”: é assim, pregando o amor, a empatia e a caridade que o Brasil lembra com carinho de Francisco Cândido Xavier – o Chico Xavier -, um dos líderes do espiritismo mais respeitados no mundo, e que esta semana foi homenageado pelos 20 anos de sua morte.

A psicografia de Chico Xavier surgiu ainda na juventude do ex-coroinha, que passou apenas quatro anos na escola. As milhares de mensagens escritas pelo médium viraram livros: mais de 450. Chico tinha 22 anos quando fez a primeira publicação, “Parnaso de além-túmulo”, com poemas que teriam sido ditados por Olavo Bilac, Castro Alves, Augusto dos Anjos, entre outros. 

Para o amigo e seu biógrafo Jhon Harley, mais que contribuir para a literatura espírita, Chico Xavier rompeu as barreiras religiosas.

“Falar de Chico Xavier é falar de ética, tolerância, respeito pelas diferenças. É falar em diversidade e inclusão, gentileza”, exalta.

Chico teve uma parada cardiorrespiratória no dia 30 de junho de 2002, mesma data em que o Brasil foi pentacampeão na copa Coreia/Japão. O filho dele, Eurípedes Reis, lembra: “Ele sempre dizia que queria morrer no dia em que o país estivesse todo alegre para passar desapercebido o seu desencarne”. 

A obra do médium foi imortalizada também no cinema. “Nosso Lar”, uma história psicografada por ele, foi visto por mais de 4 milhões de pessoas. Agora, o filme terá uma sequência e Edson Celulari interpreta o líder dos mensageiros espirituais que voltam em uma missão de ajuda.

“Eu acho que a obra do Chico traz muito mais do que uma religião. É uma filosofia, uma forma de ver o mundo. E acho que a gente tá precisando de boas mensagens”, afirma o ator.

Um documentário do mesmo diretor de “Nosso Lar”, o cineasta Wagner Assis, vai ser lançado ainda este ano. Ele ouviu depoimentos de 80 amigos e parentes do médium.

Fonte: Globo.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.