Mais uma morte por febre Oropouche foi confirmada no Espírito Santo, totalizando quatro óbitos no Brasil este ano. As outras mortes ocorreram na Bahia e Pernambuco. Até o momento, quase 11 mil casos da doença foram registrados no país, com destaque para os estados do Amazonas e Espírito Santo, que concentram mais de três mil ocorrências.
A febre Oropouche é causada por um arbovírus transmitido principalmente por picadas do mosquito pólvora, também conhecido como borrachudo. O mosquito se reproduz em áreas externas e tem hábitos diferentes do Aedes aegypti, transmissor da dengue. A doença, que antes era considerada benigna, está gerando preocupações devido ao aumento dos diagnósticos, embora os testes para detecção tenham melhorado este ano.
O principal sintoma da doença inclui febre alta, dores musculares e articulares, calafrios, náuseas, entre outros. Especialistas alertam que gestantes e pessoas em áreas de risco devem tomar precauções para evitar picadas, especialmente ao amanhecer e entardecer.
Fonte: Jacqueline Moura / 12/12/2024
Foto: Reprodução