FENAR Matozinhos celebra diversidade e deixa legados culturais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Matozinhos, que comemora 200 anos de fundação, recebe a sua primeira edição do Festival Nacional de Arte de Rua – FENAR, um projeto multicultural que reúne diversas expressões artísticas e promove a arte nas ruas. O Festival, com cerca de 30 atrações locais e nacionais, busca deixar um legado cultural significativo para a comunidade. Discussões culturais relevantes, intercâmbios entre artistas, exposição fotográfica e dois murais estão entre os presentes que ficam para Matozinhos e para os seus moradores. 

A exposição “Faces”, da fotógrafa Renata Ataide, é composta por 19 fotos exibidas em grande formato e pode ser visitada até o dia 23 de agosto, na Praça Bom Jesus. Renata captura retratos de moradores de Matozinhos, destacando suas trajetórias inspiradoras e suas realizações. A exposição convida, segundo a autora, os visitantes a se reconectarem com suas origens e histórias pessoais, celebrando a diversidade da comunidade e a construção coletiva da cidade. 

Renata Ataide é uma fotógrafa mineira que iniciou sua carreira em 2006. Especializada em eventos, retratos e trabalhos publicitários, dedica-se a compartilhar seu conhecimento através de oficinas de fotografia, inspirando outros a explorar a arte da imagem.

Reforçando ainda mais os resultados do Festival e seu legado, dois murais irão se destacar nos espaços urbanos de Matozinhos, obras de Julia Bruno e André Brasa, artistas e muralistas. 

Julia Bruno é graduada pela escola Guignard, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e sua referência na arte é o realismo fantástico que, segundo ela, combina uma visão realista do mundo com elementos mágicos. Observadora e introspectiva, gosta de passar horas observando o meio em sua volta e depois representar através de cores e pinceladas, procurando fugir da rigidez cotidiana e do cinza da vida urbana. “Revoada” é o nome de sua obra no FENAR Matozinhos e pode ser vista no muro do Palácio da Cultura. O tema são aves migratórias e residentes, onde a artista faz uma analogia entre a coexistência das pessoas nas cidades. “Muitas vezes só estão de passagem, como os pássaros migratórios, ou de visita, ou sempre viveram no local”, afirma. 

Por outro lado, André Brasa, um artista local de Matozinhos, mergulha nas ruas da cidade e da região para interagir com a comunidade. Ele acredita que as pinturas murais são um elo vital entre a arte e as pessoas, permitindo uma conexão direta com a população. Durante o FENAR, ele apresenta uma obra chamada “Nós somos Natureza” no muro do Centro Infantil Municipal Luzia Augusto Daslandes, um tributo à cidade e aos seus habitantes.

O FENAR Matozinhos é viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Cimento Nacional, além do apoio da Prefeitura de Matozinhos. A gestão da Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos e a realização do Governo de Minas Gerais. 

O Festival prossegue até o dia 23 de agosto e a programação completa pode ser conferida nas redes sociais @festivalnacionaldeartederua. Nos dias 22 e 23 de agosto acontecem os shows do Raça Negra (22) e Zeca Baleiro (23). 

A grande maioria das atrações são gratuitas e apenas, para o show do Raça Negra, será pedido ao público a doação de alimentos em troca de ingressos, em uma ação solidária. Os alimentos arrecadados na ação serão repassados a entidades assistências do município que irão se encarregar da distribuição. 

Postos de troca de ingressos:

Limitado ao número de 05 ingressos por pessoa

01 quilo de alimento não perecível (exceto fubá e sal)

Locais:

Praça do Bairro Cruzeiro

Praça Bom Jesus

Posto Ipiranga, bairro Bom JesusAssociação São Vicente de Paula – Mocambeiro

O artista e muralista André Brasa é uma das atrações do FENAR Matozinhos

Encontre uma reportagem