O avanço da vacinação contra a Covid-19 deu mais ânimo e segurança para a população, que voltou a lotar a Rodoviária de Belo Horizonte, na noite desta sexta-feira (8), para aproveitar o feriado de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
“Agora, as coisas se acalmaram. Já estou imunizada, com as duas doses. As pessoas já estão se vacinando. Me sinto mais segura em viajar”, contou a salgadeira Inalva Aparecida de Oliveira, de 52 anos, que vai passar o feriado prolongado em Baldim.
A percepção de que as pessoas estão relaxando com os cuidados contra a Covid-19 também é partilhada pelo auxiliar de cozinha, Guilherme do Nascimento, de 22 anos, que aguardava para embarcar para Raul Soares, também em Minas.
Expectativa
Segundo a estimativa, cerca de 224 mil pessoas deverão passar pela rodoviária neste feriado prolongado do dia 12 de outubro. Essa projeção leva em conta os embarques e desembarques entre os dias 7 e 18, período de vigência da operação de feriado.
O número é 34% maior que o do ano passado, quando 167 mil pessoas passaram pelo terminal durante o mesmo período.
Contudo, os 224 mil passageiros desse ano ainda representam um número 36% menor do que os 348 mil que passaram pelo local em 2019, último feriado antes da pandemia do novo coronavírus.