quarta-feira, 24 de abril de 2024

Contato

Festa Junina: confira dicas para evitar queimaduras com fogos de artifício e fogueiras

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Dia de São João, data mais importante de junho, que foi comemorado nesta sexta-feira (24) em todo o país. Para que as festas juninas aconteçam com segurança, sem queimaduras decorrentes de rojões e fogueiras, é importante seguir alguns passos que ajudam a evitar acidentes.

Além de ser o mês dos santos casamenteiros, das comidas típicas e das danças de quadrilhas, junho também marca o período de combate aos acidentes com queimaduras. De acordo com o Ministério da Saúde, a atenção deve ser redobrada em ambientes com a presença de líquidos quentes, fogueiras e fogos de artifício.

Entre janeiro e abril deste ano, já foram registrados 3.540 procedimentos hospitalares e 32.631 atendimentos ambulatoriais em pacientes vítimas de queimaduras no Brasil. Ainda conforme o ministério, em junho, é comum aumentarem os casos, e a prevalência é de queimaduras de segundo grau, com destaque para as lesões em mãos, braços, tronco e cabeça.

Primeiros socorros
Em casos de queimaduras, a orientação do Ministério da Saúde é que o paciente coloque a parte afetada debaixo da água fria, com jato suave, por aproximadamente 10 minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas.

Além disso, se houver poeira ou risco de contaminação, como insetos, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido. No caso grandes extensões do corpo queimadas por substâncias químicas ou pela eletricidade, a pessoa deve receber cuidados médicos de urgência.

É importante nunca tocar a queimadura com as mãos, não furar bolhas, não tentar descolar tecidos grudados na pele queimada ou retirar corpos estranhos do local afetado. Também não se deve colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura.

Confira algumas orientações para evitar acidentes nas festas juninas:

  • Escolha um local amplo para fazer a fogueira, ao ar livre, sem vegetação e sem presença de elementos inflamáveis
  • Para acender a fogueira, não use álcool líquido, responsável por até 45% das causas de queimadura
  • Evite que o fogo ultrapasse 1,5 m de altura
  • Não permita brincadeiras em torno da fogueira e alerte as crianças para não chegarem perto do fogo
  • Líquidos com temperatura elevada, como quentão e vinho quente, podem danificar a pele. Evite segurar crianças, dançar ou brincar com o copo na mão
  • Certifique-se que uma pessoa experiente, maior de 18 anos, e conhecedora das recomendações de segurança, se responsabilize pelos fogos de artifício
  • Fogos de artifício devem ser soltos em áreas abertas, longe da circulação de pessoas, de árvores, fiação elétrica ou marquises
  • Se ocorrer algum acidente, ligue imediatamente para o Samu (192) ou para os Bombeiros (193), solicitando socorro imediato

(*) Com Agência Brasil.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.