A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realizou uma programação cultural especial durante o Abril Azul, mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de abril).
Entre as atrações, foram realizadas exibições de filmes com a proposta de discutir e conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades foram gratuitas e os participantes, como o artista plástico, escritor e cineasta Ernane Alves abriram mão de cachê em prol da Causa do Autismo.
O Cine Santa Tereza realizou no dia 26 de abril, a exibição do longa-metragem de ficção Clube das Ilusões de Ernane Alves, dentro da programação Sessão Azul, voltadas para todos os públicos e com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro autista, promovendo adaptações para tornar a experiência do cinema mais confortável para famílias e crianças. O ambiente foi adaptado, com meia luz, som mais baixo, e livre acesso à sala de cinema. Após a sessão, houve um debate com o Ernane Alves, roteirista e diretor do filme. Para o artista foi uma experiência única; “Foi uma Noite Mágica”! disse Ernane.
- Clube das Ilusões (Ficção, 2022, 89min), de Ernane Alves.
O filme é uma produção independente financiada com recursos do próprio diretor, que é autista. A obra, com roteiro original assinado por Alves e influências do neorrealismo italiano e da nouvelle vague francesa, foi rodado em Pedro Leopoldo (MG). Com linguagem vanguardista e atuações naturalistas dos atores, os conflitos humanos são o fio condutor da história, que se passa numa pequena cidade.
Fotos de Laíssa Ferreira