Fim de semana será quente e seco na maior parte do país

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A sexta-feira (4) será mais um dia de temperaturas acima do normal para esta época do ano. Como consequência do fenômeno El Niño, o sol continuará forte durante o dia na parte central do país, mesmo que os dias comecem com frio durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. 

No Centro-Oeste, as temperaturas máximas continuarão acima dos 30°C e com calor intenso. A região inclusive já entrou em estado de emergência para a baixa umidade do ar, em boa parte do dia ficando abaixo de 20%. Cuiabá será novamente uma das capitais mais quentes do país, com máxima de 37°C.

Na região Norte, o clima na região se divide em dois opostos: na parte mais ao Sul, o tempo será seco por influência da massa de ar seco presente no centro do país, e não são esperadas chuvas; na parte ao Norte, chuvas esporádicas são esperadas na área que vai de Roraima até Belém. Palmas também terá máxima de 37°C. 

O Nordeste também sentirá essa área de bloqueio de ar seco em praticamente toda a região. Só onde choverá será no litoral, em uma área que vai de Salvador até Natal, passando também por Fortaleza. 

Outra área com chuvas no país será o Sul. O Rio Grande do Sul terá chuvas na maior parte do estado. O litoral de Santa Catarina também deve sofrer influência da frente fria. Já o Paraná será o estado mais frio do país, mas ainda com tempo seco. 

O Sudeste também terá clima quente e seco. Nenhuma parte da região terá chuvas – nem mesmo os estados litorâneos, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em São Paulo, não há chuva relevante há quase 50 dias – e deverá continuar desta forma pelos próximos dias.

O fim de semana será como nos últimos dias em todo o país. Chuvas, apenas no litoral nordestino, parte do Norte e no Rio Grande do Sul. As temperaturas mais altas serão sentidas no domingo. Uma frente fria deverá atingir o país apenas no fim da próxima semana.

Fonte: Globo.

Encontre uma reportagem