Na sexta-feira (15), a Polícia Militar realizou fiscalizações de trânsito em Capim Branco, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que resultaram na remoção de uma bicicleta motorizada em situação irregular e de um carro estacionado em local proibido.
Durante patrulhamento na Avenida Brasília, no bairro Jardim das Palmeiras, os militares abordaram um condutor que utilizava uma bicicleta equipada com motor a combustão. De acordo com a Resolução nº 996/2023 do Contran, para circular em via pública, esse tipo de veículo precisa possuir retrovisores, farol, lanterna traseira, velocímetro, buzina, pneus em boas condições e emplacamento. Além disso, o condutor deve ser maior de idade, ter habilitação na categoria “A” ou “ACC” e utilizar capacete. Como a bicicleta não atendia às exigências, foi removida para o pátio credenciado.
Mais tarde, por volta das 11h, a equipe foi acionada para apoiar a Guarda Municipal de Matozinhos nas proximidades do Cemitério Parque de Matozinhos, em Capim Branco. No local, foi encontrado um GM/CORSA Hatch, cor prata, estacionado sobre a pista de rolamento, em uma curva acentuada e sem qualquer sinalização. A posição do veículo comprometia a visibilidade de outros motoristas, aumentando o risco de acidentes. Apesar de estar licenciado, o carro foi removido com base no artigo 181, inciso IV, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A Polícia Militar reforça que as fiscalizações têm como objetivo garantir a segurança viária e reduzir os riscos de acidentes no município.