Uma suposta peneira a ser realizada no dia 15 deste mês virou alvo de denúncia da Federação Mineira de Futebol (FMF). O evento, que utiliza o nome da federação, levantou suspeita de golpe nas redes sociais e fez com a entidade se manifestasse publicamente sobre o assunto.
As peneiras são seleções que os clubes de futebol fazem para descobrir novos atletas nas categorias de base. Site com a logo da FMF que tem circulado pelas redes anuncia uma peneira a ser realizada na Arena Independência. A participação no evento, que se define como “a maior peneira de futebol de Minas”, custa R$ 60 aos participantes.
O evento promete a adolescentes e jovens de 14 a 22 anos a chance de ser visto por olheiros de grandes times do Brasil, como Cruzeiro, Santos, Flamengo e Internacional e até mesmo por representantes de outros sete países: Alemanha, Espanha, Inglaterra, Holanda, França, Bélgica e Portugal.
“Estarão presentes ex-jogadores com passagens pela seleção, atletas de grandes clubes do estado, empresários e olheiros dos maiores times do Brasil e mais 7 países. Se você tem idade entre 14 e 22 anos e quer participar, cadastre-se agora mesmo”, convoca o site.
Segundo a FMF, porém, tudo não passa de uma fraude. Em nota, a federação disse não apoiar nenhum tipo de peneira promovida. “A FMF já fez um boletim de ocorrência e encaminhou para as autoridades competentes tomarem as medidas judiciais cabíveis no caso”, informou.
Independência também nega evento
O BHAZ também procurou a assessoria do América, clube responsável pela gestão da Arena Independência. À reportagem, o clube alertou que não está prevista a realização de nenhum evento desta natureza no local e na data mencionada pelo site.
“Não está previsto. Isso é um golpe. Já usaram em outras oportunidades, o América já comunicou em redes sociais. A gente tem procurado tomar as medidas possíveis para evitar esse tipo de golpe que utiliza o nome do clube”, informou o assessor de imprensa do América ao BHAZ.
A reportagem também procurou a empresa intitulada “Power Eventos”, que teria sede no Centro de BH e seria a organizadora da peneira, mas não conseguiu localizá-la. Um dia depois que a matéria começou a ser produzida, o site da peneira mudou o nome dos organizadores para “Mega Eventos”, empresa que também não foi encontrada.
Em contato com a reportagem, a Polícia Civil informou que as vítimas que se sentirem lesadas pelo golpe devem procurar a delegacia mais próxima para realizar a representação para a instauração de inquérito policial.
“Nesses casos, é importante que a vítima também reúna e apresente todos os possíveis elementos de prova, como documentos, troca de mensagens para colaborar com o trabalho investigativo”, acrescentou a corporação.
O post FMF denuncia falsa peneira de futebol que promete vagas em grandes clubes do Brasil: ‘Fraude’ apareceu primeiro em BHAZ.