Nesta quarta-feira (4), militares combatem incêndios em 11 áreas de preservação ambiental; Brasil registra mais de 8 mil focos em 48 horas
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foi acionado quase mil vezes nos últimos dois dias para combater incêndios florestais no estado. Segundo o balanço divulgado nesta quarta-feira (4), a corporação foi chamada 501 vezes na segunda-feira (2) e 447 vezes na terça-feira (3). Ainda não há dados parciais referentes a esta quarta-feira.
Entre os incêndios registrados, há focos em diversas áreas de proteção ambiental. Desde a manhã de hoje, os bombeiros estão atuando em 11 unidades de conservação em Minas Gerais, duas a mais que na terça-feira (3). As áreas afetadas incluem:
- Parque Estadual Serra do Ouro Branco
- Parque Estadual Serra do Brigadeiro
- Parque Estadual Serra do Cabra
- Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato
- Área de Proteção Ambiental Alto do Mucuri
- Parque Estadual do Pau Furado
- Área de Proteção Ambiental Estadual Seminário Menor de Mariana
- Floresta Estadual São Judas Tadeu
- Parque Estadual Serra Negra (Itamarandiba)
- Parque Estadual do Pico do Itambé
- Serra do Ouro Branco
Para combater esses focos de incêndio, estão mobilizados 75 bombeiros militares e 104 brigadistas. A operação conta com o apoio de aviões e helicópteros de combate a incêndios, pois, em algumas regiões, o fogo está em áreas de mata densa e de difícil acesso.
No âmbito nacional, o levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta que mais de 8 mil focos de incêndio foram registrados nas últimas 48 horas em todo o Brasil. Minas Gerais está entre os cinco estados com o maior número de ocorrências. Veja os estados mais afetados:
- Mato Grosso:
Fonte: Itatiaia