sábado, 24 de fevereiro de 2024

Contato

Folia de Reis encerra com emoção e alegria em Pedro Leopoldo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A noite de sábado (06/01) marcou o encerramento da Folia de Reis em Pedro Leopoldo, uma tradição centenária que une fé, devoção e muito trabalho. Os foliões, os cantadores, tocadores, mascarados e todas as pessoas que contribuíram para fortalecer esse legado celebraram o nascimento do Menino Jesus com muita alegria.

A tradicional celebração da cultura popular brasileira, com a dramatização da visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, logo após o seu nascimento, apresentada por quatro grupos de Folia de Reis, se apresentaram em frente ao presépio na Praça da Prefeitura.

A Folia de Reis faz parte do rito religioso e popular que marca o fim das comemorações do nascimento de Jesus, quando os católicos desmancham a decoração natalina e os presépios.

Patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais 

No estado mineiro, as manifestações culturais religiosas do Dia de Reis são bastante enraizadas. Em 2017, quando as folias foram reconhecidas como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do estado (Iepha-MG) registrou a existência de 1.255 grupos em 326 municípios. 

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.