Um homem de 42 anos, considerado foragido pela Justiça, é investigado por utilizar a identidade de um médico e imagens produzidas com inteligência artificial (IA) para aplicar golpes na Bahia e em outros estados. Segundo a Polícia Civil, ele é apontado como o principal alvo da Operação DeepFake, que cumpriu mandado de busca e apreensão em Salvador, onde um celular foi apreendido.
De acordo com as investigações, o suspeito utilizava documentos falsificados, receitas médicas adulteradas e imagens geradas por IA para se passar por um médico de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. Com isso, ele teria negociado medicamentos, insumos e equipamentos médicos com empresas de diferentes estados.
Ainda conforme a Polícia Civil, o investigado responde por crimes como estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa. A prisão temporária foi convertida em prisão preventiva, e o caso segue sob investigação para identificar a extensão do esquema e possíveis outros envolvidos.
As autoridades orientam empresas e profissionais da saúde a redobrarem os cuidados na verificação da autenticidade de documentos, receitas e identidades, diante do aumento de fraudes envolvendo inteligência artificial.
Foto: Polícia Civil da Bahia/Divulgação













