A chegada do frio tem sobrecarregado aquele que é um dos equipamentos mais essenciais do nosso dia a dia: o chuveiro. Nas redes sociais, não faltam relatos de quem tem colocado o grande “guerreiro” doméstico em risco na busca pela água mais quentinha.
“Chegaram a onda de frio e o ciclone, e nesse momento eu gostaria de homenagear o guerreiro que vai passar por muito trabalho e sofrimento nesses dias: o chuveiro Lorenzetti”, brincou um internauta, mencionando uma marca de chuveiros.
“Inventei o chuveiro neon, quem amou????”, escreveu outro usuário do Twitter ao compartilhar um vídeo do seu chuveiro prestes a pegar fogo. A prática de abrir pouco os chuveiros, apesar de muito comum, pode comprometer a durabilidade do eletrodoméstico e colocar em risco a segurança de quem está tomando banho. Sobre isso, o BHAZ conversou com o gerente de Saúde e Segurança da Cemig, João José Magalhães Soares.
chegaram a onda de frio e o ciclone, e nesse momento eu gostaria de homenagear o guerreiro que vai passar por muito trabalho e sofrimento nesses dias: o chuveiro Lorenzetti 🙏 pic.twitter.com/hgvIlcl1Mg
— nico 📺 (@niconatv) May 17, 2022
deus abençoe a resistência do meu chuveiro
— miri (@mmgujel) May 17, 2022
Frio no Brasil. Agora é a hora do chuveiro elétrico bater no peito, chamar a responsa, pedir a bola e RESOLVER! pic.twitter.com/b9AJaJv8LQ
— Pedro Certezas (@pedrocertezas) May 19, 2022
inventei o chuveiro neon quem amou???? 🥵🥵🥵🥵 pic.twitter.com/DmKi1yUY5k
— Gabs (@tiogabs) May 18, 2022
“Pai o chuveiro lorenzetti queimou do nada aqui”
Eu saindo do banheiro: pic.twitter.com/vHNMep5h13
— Anderson Carvalho (@andersontube) May 18, 2022
: Não liga muito quente se não queima o chuveiro.
frio: a
eu: pic.twitter.com/XLegHYM8Uy
— Insta: sandro_639 (@sandro639) May 19, 2022
abrindo o chuveiro 0,02 milímetros pra ficar quente pic.twitter.com/AWXmCRTd92
— guilermw delivery (@cornost0ne) May 19, 2022
— alecrim pensamentos (@alcrsk) May 19, 2022
Afinal, quais os riscos?
O especialista explica que os chuveiros mais antigos, elétricos, estragam mais facilmente com o “liga e desliga” típico desta época do ano. Os mais novos, eletrônicos, possuem um sistema diferente que acabam impedindo que ele se queime.
“Nos mais antigos, o contato elétrico que é feito depende da pressão do chuveiro. Então quanto menos água tem, corre o risco de ele ficar com uma má conexão, podendo esquentar e queimar”, conta João. Ele acrescenta, ainda, que toda vez que mudamos a temperatura do chuveiro acontece uma combustão dentro do equipamento e que, por isso, é arriscado diminuir o volume de água.
“Quando dá aquele ‘foguinho’ da mudança de temperatura, pode acontecer de a carcaça do chuveiro se energizar e a pessoa tomar um choque elétrico, por estar com o corpo todo molhado”, alerta ele. Além da água mais quente e até mesmo da cor laranja que o chuveiro pode apresentar, existe outro sinal importante de alerta;
“Quando sentir qualquer cheiro de queimado, você precisa desligar na hora o chuveiro e chamar um eletricista. Às vezes é um conetor que tá mal apertado. Além disso, um dos cuidados principais para essa época chamar um profissional capacitado quando tiver que mudar a resistência do equipamento”, explica ele.
O post Força, guerreiro! Chuveiros são colocados ‘à prova’ em meio às baixas temperaturas e viram piada na web apareceu primeiro em BHAZ.