fbpx

Fraude em recibos odontológicos no Imposto de Renda é alvo de investigação

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RF) deram início, nesta terça-feira (28), à “Operação Cariogênicos” para desmantelar um esquema de venda e apresentação de recibos odontológicos falsos em declarações de Imposto de Renda (IR).

O esquema, investigado pela RF, envolvia a transmissão de declarações do IR de pessoa física com supostas despesas relacionadas a gastos com dentistas. As declarações eram enviadas a partir de um único computador localizado na Grande BH.

Segundo a RF, os recibos das despesas foram emitidos para contribuintes que residem nos arredores de Belo Horizonte por dentistas com consultórios em outro estado e em clínicas que não estavam em funcionamento há anos.

A fraude, que totalizou cerca de R$ 3 milhões em recibos não idôneos, impactou diretamente no Imposto de Renda, podendo chegar a uma ordem de R$ 1 milhão.

Os responsáveis pelo esquema poderão responder judicialmente pelos crimes contra a ordem tributária, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. A RF já autuou alguns contribuintes que tiveram as declarações verificadas.

O superintendente da RF em Minas Gerais, Michel Lopes Teodoro, alertou que os contribuintes que aderiram ao sistema fraudulento terão um prazo de 30 dias para regularizar sua situação, sob pena de multa mínima de 75% além do tributo não pago.

Fonte: O Tempo. Foto: Flávio Tavares / O Tempo

Encontre uma reportagem