Belo Horizonte e mais de 90% de Minas Gerais entram na semana sob mudança brusca no tempo. Depois de um domingo (19/10) instável e chuvoso, a chegada de uma massa de ar frio provoca queda acentuada nas temperaturas a partir desta segunda-feira (20/10). Segundo o Inmet, a capital pode registrar mínima de 10°C, cerca de 7°C abaixo do observado em menos de 24 horas, e a terça-feira (21/10) tende a ser ainda mais gelada, com previsão de 9°C pela manhã.
O aviso de “chuvas intensas”, classificado como Perigo Potencial, vale das 10h de domingo (19/10) até as 10h de segunda (20/10). A projeção indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos de 40 a 60 km/h. O alerta atinge 800 dos 853 municípios mineiros, incluindo toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte e cidades do Vetor Norte, como Pedro Leopoldo, Matozinhos, Vespasiano, São José da Lapa, Confins, Lagoa Santa e Sabará.
Mesmo com períodos de sol e céu mais aberto a partir de terça, o frio permanece nas primeiras horas do dia, com mínimas próximas de 10°C ao menos até quinta-feira (23/10). A recomendação dos órgãos de proteção é redobrar a atenção em vias escorregadias, evitar abrigo sob árvores e não estacionar próximo a estruturas metálicas durante rajadas de vento, além de manter aparelhos eletrônicos fora da tomada durante temporais. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Crédito da foto: Mateus Parreiras/EM/D.A. Press
Fonte: Inmet e Estado de Minas