Abril de 2025 começou trazendo mudanças no clima do Brasil. O mês, marcado pela transição entre o verão e o inverno, será influenciado por três massas de ar frio nos primeiros 15 dias. Apesar das quedas de temperatura pontuais, a previsão indica que abril será mais quente que o normal em boa parte do país.
A primeira onda de frio está prevista para entre os dias 5 e 8 de abril. Uma massa de ar polar vinda da Argentina deve derrubar as temperaturas no Sul, parte do Sudeste e em Mato Grosso do Sul. No entanto, o resfriamento será leve e de curta duração.
Já a segunda incursão de ar frio, que deve ocorrer no final da primeira quinzena de abril, será mais intensa. O Sul poderá registrar temperaturas mais baixas e até geadas nas áreas mais altas. Além disso, cidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Centro-Oeste também sentirão a influência do fenômeno.
Por fim, no final de abril, uma terceira onda de frio, vinda do sul do continente, deve ser a mais forte do mês. A queda de temperatura será acentuada no Sul e sentida em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste.
Em Minas Gerais, cidades como Pedro Leopoldo e Matozinhos terão dias quentes nas primeiras semanas do mês, com temperaturas próximas dos 30°C. Com a chegada das massas de ar frio mais intensas, as mínimas podem cair para abaixo dos 15°C, especialmente nas regiões serranas.
Apesar dessas incursões de frio, meteorologistas apontam que abril será um mês de temperaturas acima da média, com períodos de calor predominando entre as ondas de frio.
Foto: CFSv2/NOAA-Tropical Tidbits
Fonte: Clima ao Vivo