Encontro reuniu governo, empresas, organizações sociais e catadores para transformar a reciclagem em oportunidade de renda e desenvolvimento sustentável regional
Com o objetivo de ampliar a inclusão social e impulsionar a economia circular, a Fundação CSN, a CSN Cimentos e a Prefeitura de Pedro Leopoldo/MG promoveram, na última quarta-feira (01), o Seminário da Lei de Incentivo à Reciclagem: Desafios e Oportunidades.
O encontro, realizado no Auditório da Fundação Pedro Leopoldo, reuniu representantes do poder público, especialistas, universidades, cooperativas de catadores e profissionais do setor produtivo, em um momento de diálogo e troca de experiências sobre os avanços da Lei de Incentivo à Reciclagem.
Durante a programação, foram discutidas as oportunidades que a legislação oferece para impulsionar entidades locais na reutilização, tratamento e reciclagem dos resíduos sólidos, fortalecendo a cadeia produtiva e promovendo a redução dos impactos ambientais.
Rafael Xavier, da área de Responsabilidade Social da CSN Cimentos, destaca que esse encontro representou um momento significativo de troca e aprendizado. “Essa iniciativa mostra como a mobilização de diferentes atores fortalece a construção coletiva na busca de potencializar as associações de catadores e de como a Lei de Incentivo à Reciclagem é uma ferramenta de grande valia na construção de projetos importantes que promovem o desenvolvimento sustentável dos munícipios”.
O Seminário levantou possibilidades de ações para redução do impacto ambiental, além de identificar os mecanismos da lei para a promoção do desenvolvimento econômico e social, fortalecendo cooperativas e associações de catadores, peças-chave na cadeia de reciclagem, além de democratizar o conhecimento sobre a Lei de Incentivo à Reciclagem.
A programação incluiu painéis temáticos sobre o marco legal ambiental, mecanismos de financiamento previstos na Lei nº 14.260/2021, o papel das cooperativas de reciclagem na promoção de impactos sociais e ambientais positivos, e as boas práticas da CSN na gestão de resíduos.
O Gerente de Projetos da Fundação CSN, Fábio Silvestre, destacou o caráter mobilizador do evento: “mobilização foi a chave deste seminário! Reunimos governo, empresas e catadores de material reciclável com um propósito comum: impulsionar projetos de reciclagem na região. A Fundação CSN está pronta para apoiar iniciativas já estruturadas, cocriar com cooperativas e fortalecer ainda mais o trabalho da CSN na logística reversa e na responsabilidade social.”.
Segundo Flávia Zehuri, Secretária de Meio Ambiente de Pedro Leopoldo, o Seminário foi uma grande oportunidade para ampliação do conhecimento e troca de experiências, tanto em relação à Lei de Incentivo a Reciclagem, como em relação às políticas públicas de sustentabilidade. “É uma grande honra estar presente e contribuir e expor os projetos da Prefeitura de Pedro Leopoldo em prol do meio ambiente, iniciativas de fortalecimento e valorização das colaboradoras da Associação de Catadores (ASCAPEL) e promoção da sustentabilidade”.
A programação contou também com a participação de jovens do projeto Guardiões da Reciclagem, realizado pelo ONG Lagoa Viva. Ao final do evento eles apresentaram uma peça teatral reforçando a importância dos Muros Inteligentes de Pedro Leopoldo no processo de conscientização ambiental e atuação da ASCAPEL para realização da coleta seletiva no município.
A iniciativa reforçou o papel da Fundação CSN e da CSN Cimentos como pontes entre diferentes setores da sociedade, reafirmando o compromisso de transformar a Lei de Incentivo à Reciclagem em uma ferramenta efetiva de desenvolvimento local, inclusão social e preservação ambiental.