Furto de combustível da Transpetro: Ministério Público e PM cumprem mandado de busca e apreensão em Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar do estado cumpriram, nesta quarta-feira (26), mandado de busca e apreensão em operação contra uma organização criminosa suspeita de furtar combustível por meio da perfuração de dutos da Transpetro

A operação, chamada Exagogi, foi deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) em parceria com a Polícia Civil do estado.

Em Minas Gerais, a diligência foi realizada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O alvo era uma empresa, onde foram apreendidos derivados de petróleo e documentos.

Houve cumprimento de mandados também no Rio de Janeiro, em São Paulo, Paraná e Espírito Santo. Ao todo, foram 47.

Segundo o MPRJ, 27 pessoas foram denunciadas à Justiça pelos crimes de furto qualificado, organização criminosa e corrupção. 

“Esse grupo criminoso se organizou para fazer a prática chamada ‘derivação clandestina’, que é fazer furos nesses dutos da Transpetro, em locais previamente escolhidos por eles, como locais adequados, com menos vigilância ou com alguma facilidade técnica”, explicou a promotora Tatiana Kaziris, do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ ).

De acordo com ela, o combustível furtado é usado para abastecer caminhões que transportam o material extraviado e também por empresas de propriedade de integrantes da organização criminosa. Além disso, é vendido para outras companhias para abastecimento de caldeiras, a preço inferior ao praticado no mercado.

Fonte: Globo minas.

Encontre uma reportagem