O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, está liberado para atuar pelo Cruzeiro enquanto aguarda a decisão final do recurso que interpôs junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS), no caso que envolve uma acusação de tentativa de fraude em um exame antidoping realizado em abril de 2023, quando ainda defendia o Flamengo.
Gabigol participou da audiência realizada entre os dias 3 e 4 de abril de 2025, no Rio de Janeiro, e, por isso, não esteve presente nos últimos dois treinamentos na Toca da Raposa 2. Apesar disso, o Cruzeiro confirmou que o jogador se reapresentará neste sábado (05), participando da última atividade antes da partida contra o Internacional, válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto será no domingo (06), às 18h30, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Segundo a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a audiência no CAS envolveu a apresentação de provas e sustentações finais de ambas as partes. A decisão, no entanto, será proferida em até três meses, de acordo com os trâmites da corte internacional. Durante esse período, Gabigol poderá atuar normalmente graças ao efeito suspensivo solicitado por sua defesa.
Gabigol foi acusado de dificultar a realização de um exame surpresa de controle antidopagem no CT do Flamengo, em 8 de abril de 2023. Embora o teste tenha dado negativo para substâncias proibidas, os oficiais relataram comportamento inadequado do atleta, como descumprimento de normas, desrespeito aos profissionais e entrega do recipiente de coleta aberto, o que é contrário aos protocolos.
O caso é tratado com confidencialidade pelo CAS, mas o Cruzeiro e a defesa do jogador seguem confiantes de que não houve qualquer tipo de fraude. O advogado Bichara Neto é o responsável atual pela defesa do atleta, que nega todas as acusações.
Foto: 1788
Fonte: O Tempo Sports