Siddharth Nandyala, um jovem prodígio de apenas 14 anos, desenvolveu um aplicativo inovador que detecta doenças cardíacas em apenas sete segundos. Chamado CircadiaV, o app utiliza sons cardíacos captados por smartphones e inteligência artificial para auxiliar profissionais de saúde na identificação precoce de problemas no coração.
Apesar de ser natural da Índia, Siddharth vive atualmente nos Estados Unidos, onde o aplicativo foi testado em mais de 15 mil pacientes. Na Índia, o CircadiaV também passou por testes no Hospital Geral do Governo de Guntur, com cerca de 700 pacientes, apresentando resultados promissores.
O funcionamento do app se baseia na análise de padrões sonoros cardíacos. Com ajuda de algoritmos avançados, ele detecta possíveis irregularidades nos batimentos e fornece um diagnóstico rápido e preciso — o que pode ser crucial para salvar vidas.
O talento do jovem rendeu elogios públicos de autoridades indianas como o Ministro-Chefe de Andhra Pradesh, Nara Chandrababu Naidu, e o Vice-Ministro-Chefe, Pawan Kalyan. Além disso, Siddharth já é o mais jovem profissional certificado em inteligência artificial do mundo, com credenciais da Oracle e da ARM.
Como estimular jovens inovadores?
O caso de Siddharth reacendeu o debate sobre como incentivar a criatividade em crianças. De acordo com o Child Mind Institute, a leitura, o estímulo aos interesses próprios e atividades criativas são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional infantil.
Fonte: Só Notícia Boa
Fotos: Reprodução / CNBC / Times of India