Gerontologia: o que é e como é a faculdade?

O que é Gerontologia?

Gerontologia é um ramo da ciência que se dedica a estudar o processo de envelhecimento do ser humano e seu impacto nos aspectos biológicos, fisiológicos, sociais, psicológicos e espirituais durante essa etapa.

Diferença entre Gerontologia e Geriatria

Uma crença comum é de que a Gerontologia e a Geriatria seriam a mesma coisa. Contudo, trata-se de uma dedução equivocada, pois a Geriatria é uma especialidade médica que trata as doenças dos idosos.

Já a Gerontologia cuida do processo de envelhecimento, para que o paciente tenha mais qualidade de vida ao longo dos anos. Desse modo, podemos afirmar que a Geriatria está contida na Gerontologia, mas não se confunde com esta.

Qual é o objetivo do curso de Gerontologia?

Com o aumento da expectativa de vida, observamos também aumentar o percentual de pessoas idosas entre a população em geral. Isso leva a uma demanda por mais profissionais especializados no cuidado de idosos e habilitados para promover melhorias na qualidade de vida dessa faixa etária.

Embora as práticas da Gerontologia incluam profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento — como Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Farmácia ou Enfermagem, entre outros —, também é possível fazer uma graduação específica nesse segmento.

Oferecido no modelo Tecnólogo — modalidade de faculdades rápidas com duração média de 2 anos —, o curso de Gerontologia prepara o aluno para se tornar um profissional generalista, apto a atuar em equipes multidisciplinares. O objetivo é melhorar e inovar os serviços de atenção ao idoso.

Perfil do aluno de Gerontologia

Como a Gerontologia estuda o processo de envelhecimento, o aluno do curso se dedica ao estudo das mudanças que ocorrem nesse processo. Além disso, há as pesquisas de como adaptá-las para o idoso ganhar qualidade de vida durante essa etapa da vida.

O perfil do aluno é essencialmente composto por pessoas que tenham preocupação com essa faixa etária específica, tanto no quesito social quanto no psicológico.

Principais matérias do curso de Gerontologia

Apesar de a grade curricular ser variável, a depender da instituição e da modalidade de ensino, existem algumas disciplinas indispensáveis à formação do profissional de Gerontologia, tais como:

• Acessibilidade e Tecnologias Assistivas para o Idoso;

• Aspectos Biopsicossociais do Envelhecimento;

• Direitos Humanos, de Inclusão e do Idoso;

• Farmacologia e Cosmetologia;

• Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente;

• Políticas Públicas e Políticas de Atenção ao Idoso;

• Psicologia Aplicada à Saúde;

• Qualidade de Vida na Velhice;

• Reabilitação Geriátrica;

Rendimentos

A remuneração média da profissão é R$ 3.945,70*, com teto salarial de R$ 6.453,63*, para uma jornada de trabalho de 42h semanais. Como vimos, são valores bem atrativos!

Por que vale a pena investir na área de Gerontologia?

A área de Gerontologia está se mostrando bastante promissora. Afinal, o aumento na expectativa de vida do brasileiro exige mais profissionais preparados para lidar com o processo de envelhecimento. Com isso, o mercado de trabalho está com alta demanda para atuação em hospitais, clínicas, casas de apoio e demais locais de atendimento à população idosa.

A busca por pessoas capacitadas demonstra a importância da faculdade para a carreira. Afinal, investir em uma formação superior na área é bastante vantajoso para a vida profissional de quem deseja ingressar nesse ramo específica da saúde.

Quais são as vantagens de cursar Gerontologia na Unopar?

Curso Superior de Tecnologia em Gerontologia da Unopar busca formar tecnólogos em Gerontologia, aptos a planejar o organizar projetos voltados ao bem-estar e qualidade de vida da população idosa. Para alcançar a máxima excelência na formação de seus alunos, a Unopar oferece alguns diferenciais:

• apoio personalizado para cada fase da formação acadêmica;

• sistema de ensino dinâmico e interativo, com foco na experiência profissional;

• avaliação continuada de cada atividade desenvolvida ao longo do semestre;

• Canal Conecta gratuito e exclusivo, com vagas de estágio e emprego em todo o Brasil.

Independentemente da sua escolha, estudar em uma instituição de ensino reconhecida é fundamental para ter uma base completa e de qualidade. Aqui na Unopar Matozinhos, você encontrará a melhor formação para o mercado de trabalho, com metodologias que conciliam estudo e trabalho.

Agora é com você!

Entre em contato conosco através dos telefones: 31- 3964-0553 ou do whatsapp31-99747-5359!

Publicidade

Previous
Next
error: Conteúdo bloqueado para cópia !!