Uma moradora de Pedro Leopoldo foi vítima de um golpe de estelionato na tarde desta terça-feira (23), após criminosos se passarem por advogado e juiz para induzir a transferência de dinheiro via PIX. O prejuízo total foi de quase R$ 6 mil.
A vítima recebeu mensagens por WhatsApp de um número desconhecido. O interlocutor se apresentou como sendo seu advogado, citando inclusive o número de um processo real no qual ela é parte e informando, falsamente, que a causa havia sido ganha na Justiça.
Durante a conversa, os golpistas passaram a orientar a vítima sobre supostos procedimentos para o recebimento do valor. Em seguida, a negociação avançou para uma chamada de vídeo, na qual outro homem se apresentou como juiz, solicitando dados bancários.
Inicialmente, foi informado que a conta da própria vítima não poderia receber o crédito. Diante disso, ela entrou em contato com um familiar, que forneceu os dados bancários acreditando se tratar de um procedimento legítimo. Nesse momento, o golpista induziu o familiar a autorizar uma transferência via PIX, realizada para chaves aleatórias, totalizando R$ 5.906,77.
Somente após a conclusão da transação, as vítimas conseguiram contato com o verdadeiro advogado, momento em que perceberam que se tratava de um golpe de estelionato.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Pedro Leopoldo e será investigado. A Polícia reforça o alerta para que a população desconfie de pedidos de dados bancários feitos por aplicativos de mensagens, especialmente quando envolvem processos judiciais, valores elevados ou urgência no pagamento.
Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais
















