São Paulo — Uma nova vítima do golpe do falso advogado foi enganada por uma mulher que se apresentou como secretária de sua advogada, exigindo o pagamento de R$ 1,8 mil para a suposta liberação de um precatório de R$ 38 mil. Mariana (nome fictício) realizou o depósito por Pix, mas descobriu o golpe ao entrar em contato com sua advogada, que negou a solicitação de taxas para liberação do valor.
Esses golpes têm se tornado comuns, com 102 denúncias registradas pela Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) em menos de um mês. O vice-presidente da OAB-SP, Leonardo Sica, alerta que os criminosos se utilizam de informações públicas dos processos e dos advogados para se passar por representantes legais e solicitar taxas indevidas.
As vítimas mais frequentes são pessoas com processos trabalhistas e precatórios pendentes, que, em busca de resolver seus processos, acabam caindo no golpe. Para prevenir esses casos, a OAB recomenda que advogados orientem seus clientes a não realizar pagamentos por WhatsApp e fiquem atentos a qualquer solicitação suspeita.
Fonte: O Tempo