Com mais de 6 mil denúncias nos últimos anos, o golpe do falso advogado — em que criminosos se passam por profissionais da advocacia para aplicar fraudes — se tornou uma preocupação nacional. Em resposta, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma campanha de conscientização e prevenção.
A iniciativa tem como destaque a plataforma ConfirmADV, que permite verificar, de forma simples e segura, se um advogado está regularmente inscrito na OAB. Para a checagem, o cidadão informa dados como número de inscrição, estado e e-mail do suposto advogado. A confirmação precisa ser feita pelo profissional em até 5 minutos.
Segundo a OAB, os golpistas têm utilizado nomes, fotos e dados de processos para convencer vítimas a realizarem transferências via Pix, sob pretexto de liberação de valores judiciais.
“A OAB atua para proteger a advocacia e a sociedade. Prevenção é uma responsabilidade coletiva”, afirmou o presidente nacional da entidade, Beto Simonetti.
Caso alguém tenha sido vítima ou alvo de tentativa de golpe, é possível denunciar pelo site fiscalizacao.oab.org.br. As seccionais estaduais da OAB atuam no recebimento das denúncias e na orientação aos cidadãos.
Dicas de prevenção:
- Verifique a identidade do advogado por canais oficiais;
- Desconfie de pedidos urgentes de transferências via Pix;
- Evite pagamentos sem contrato formal;
- Guarde prints de conversas e comprovantes e procure uma delegacia.
A campanha é realizada em conjunto com as 27 seccionais da OAB em todo o país.