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Golpe do Pix: vítima relata nova modalidade usada por criminosos

Por Dentro De Tudo:

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Você se lembra da vida antes do Pix? A plataforma lançada pelo Banco Central em 2020 caiu no gosto dos brasileiros e revolucionou a forma com que a população realiza pagamentos. No entanto, como diz o ditado “com grandes poderes, grandes responsabilidades”, o Pix se tornou alvo de criminosos, que planejam uma série de golpes.

O mais novo deles ganhou repercussão no Twitter nesta semana. O relato, feito pela jornalista Marcella Centofanti em uma thread na rede social, já conta com mais de 20 mil curtidas e 2 milhões de visualizações.

Marcella conta que, de início, recebeu uma ligação de uma pessoa que se passava por funcionário do Banco Itaú. Primeiro, o falso atendente disse à mulher que a conta dela havia sido invadida e, por segurança, bloqueada.

ALERTA DE GOLPE. Quase caí num golpe de pix hoje. Um cara me ligou dizendo ser funcionário do Itaú. Disse que a minha conta havia sido invadida e, por medida de segurança, bloqueada. Articulado e com um tom de voz calmo, pediu pra confirmar as minhas últimas operações (cont)

— Marcella Centofanti (@marcellacento) February 8, 2023

“Articulado e com um tom de voz calmo, pediu pra confirmar as minhas últimas operações bancárias. Ele citou o que saiu e entrou na minha conta nos últimos dias. Tudo EXATO”, relatou Marcella.

A jornalista conta que o falso atendente pediu que ela entrasse no aplicativo do banco. Ela, então, acessou a plataforma e viu que a conta estava realmente bloqueada. O golpista pediu à mulher que criasse uma nova senha. Ele chegou a orientá-la a não compartilhar os dados com ninguém e até recomendou que ela fizesse um boletim de ocorrência.

“Isso tudo enquanto, segundo ele, o banco estava fazendo uma varredura nas minhas transações em busca de possíveis ações fraudulentas”, explica Marcella. Ela relata também que, até quando a ligação era cortada por uma pausa, conseguia ouvir a mesma música que escuta quando faz uma ligação para o Itaú.

“Depois de me cozinhar por uns 20 minutos, ele [o falso atendente] perguntou se eu havia acessado a minha conta a partir de dois iPhones dois dias antes. Neguei. Segundo ele, esses telefones haviam acessado a minha conta, em Santo André. Na sequência, ele perguntou se eu reconhecia 3 depósitos em valores de 9 a 10 mil reais cada um. Citou os nomes e os bancos dos endereçados. Neguei veementemente, a essa altura completamente desesperada”.

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O GOLPE

De acordo com Marcella, o golpista pediu que ela entrasse no app, fizesse a mesma transferência que o “bandido do iPhone de Santo André” fez, com o mesmo valor, para mesma conta, porque assim o banco reconheceria a duplicidade e cancelaria a operação.

Foi SÓ nessa hora que eu desconfiei de verdade. Até então, parecia redondo demais pra ser golpe. Eu argumentei que aquela operação não fazia sentido. Como ele já havia me passado o protocolo da ligação, eu disse que ligaria pro Itaú para checar a veracidade da chamada. Pela primeira vez, senti um tom de nervosismo na voz dele, até então monocórdica, como todas as chamadas de call-center”, conta.

O golpista chegou a dizer que, se a operação não fosse cancelada até um determinado horário, o banco não se responsabilizaria pela fraude.

Depois, Marcella ligou para a sua gerente bancária e, antes que terminasse a história, sua assistente afirmou: “O Itaú não pede pra fazer uma transferência pra cancelar outra. É golpe”.

Em um dos posts, a jornalista se diz com medo de ter a conta invadida e “raspada”. “Como assim os bandidos têm acesso a dados tão sigilosos da minha conta bancária?”, questiona.”Até agora não faço ideia de como isso aconteceu. Nenhuma outra pessoa tem acesso ao meu app. A senha de lá era única. Não clico em links de banco. Reparem que o bandido não me pediu nenhum dado. Fingia estar preocupado com a minha segurança”.

POSICIONAMENTO DO ITAÚ

Procurado pela CNN, o Banco Itaú se pronunciou sobre o caso. Confira a nota:

“O Itaú Unibanco tem a segurança e a proteção de dados como prioridades e investe continuamente em tecnologias para o fortalecimento de sistemas, aplicativos e sigilo de informações, além de seguir com rigor todas as diretrizes dos órgãos reguladores.

O banco reforça as orientações para que os clientes se atentem a possíveis tentativas de golpes envolvendo abordagens de falsas centrais de segurança ou falsos funcionários da instituição. Neste sentido, esclarece que ligações recebidas pelos clientes solicitando qualquer documento, senhas, dados cadastrais e financeiros, estornos ou a realização de transferências não são práticas da instituição, portanto, os clientes não devem, em hipótese alguma, digitar ou informar senhas no aparelho telefônico quando não efetuaram a ligação de forma ativa e espontânea. Seguindo rigorosamente essas práticas, os golpistas não terão qualquer forma de acessar ou movimentar indevidamente a conta corrente do cliente.

Conforme o banco comunica de forma recorrente e por diferentes canais, caso receba ligação com esse tipo de abordagem ou esteja em dúvida sobre a veracidade do contato, o cliente deve desligar imediatamente e, a partir de outro aparelho telefônico, entrar em contato com a central de atendimento ou com seu gerente bancário. Estas e outras orientações de segurança também estão disponíveis no site itau.com.br/seguranca”.

Não sabe como se proteger e o que fazer se cair em algum golpe? Confira um guia feito pelo CNN Brasil Business neste link.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Golpe do Pix: vítima relata nova modalidade usada por criminosos no site CNN Brasil.

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