Golpe do ‘presente de aniversário’: veja como funciona e como se proteger

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

\

Você já recebeu uma ligação estranha informando sobre um presente inesperado? Fique alerta! Essa é uma nova modalidade de golpe, conforme alerta a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Em uma postagem nas redes sociais, a corporação detalhou como age o “golpe do presente de aniversário” e forneceu dicas para evitar cair nessa armadilha.

Segundo o Comando de Policiamento da Capital da PMMG, esse golpe tem sido aplicado em Minas e em outros estados do Brasil. Os golpistas entram em contato com as vítimas informando sobre um presente enviado por um “remetente misterioso” e solicitam o pagamento de uma suposta taxa de entrega.

O funcionamento é o seguinte: os criminosos ligam para as vítimas afirmando que estão entregando um “presente”. Em seguida, um falso entregador aparece para realizar a entrega, mas exige o pagamento de uma taxa que deve ser feita em uma maquininha de cartão. É nesse momento que os dados são capturados pelos golpistas.

“A maquininha de cartão é, na verdade, um powerbank modificado para clonar cartões. Para finalizar a falsa entrega, eles insistem que o pagamento deve ser feito exclusivamente via cartão, obrigando a vítima a inserir o cartão no equipamento de clonagem”, explica a corporação.

Além do risco financeiro, também há preocupações com a saúde, já que muitos desses “presentes” podem ser alimentos como chocolates, bolos e doces, que podem representar um risco de intoxicação.

Para se proteger, a PMMG recomenda algumas ações:

– Não aceite presentes misteriosos;
– Desconfie de entregadores que cobram taxas inesperadas;
– Compartilhe essa informação com familiares, especialmente com idosos, para que não sejam vítimas desse golpe.

Fonte: BHAZ
Foto: @pmmg.cpc (Instagram)

Encontre uma reportagem