Uma nova modalidade de fraude, conhecida como “golpe do toque fantasma”, tem preocupado especialistas em segurança digital e já começa a ganhar força no Brasil. A prática atinge usuários de cartões de crédito e débito com tecnologia de pagamento por aproximação (NFC).
O esquema funciona quando criminosos convencem a vítima a instalar aplicativos maliciosos em seus celulares, muitas vezes enviados por links em SMS, WhatsApp ou e-mail. Ao aproximar o cartão do aparelho, os dados são capturados remotamente e utilizados em transações em tempo real.
Segundo a Kaspersky, o primeiro malware do tipo surgiu em 2024 na Ásia. Hoje, versões mais sofisticadas, como o GhostNFC, já circulam pela América Latina. Além da tecnologia, os golpistas exploram a confiança das vítimas, ligando e se passando por funcionários de bancos para criar um senso de urgência e induzi-las a fornecer informações pessoais.
Para se proteger, especialistas orientam que os usuários nunca baixem aplicativos fora das lojas oficiais, desconfiem de ligações pedindo validação de dados e bloqueiem imediatamente cartões perdidos ou roubados.
📷 Justin Sullivan/AFP
Fonte: O Tempo