A Polícia Civil desmontou nesta quinta-feira (26/5) uma falsa empresa de call center que aplicava golpes com anúncios falsos de carros na internet. O caso chama a atenção para o crime de estelionato, bastante frequente no universo das compras online.
No caso noticiado hoje, a empresa fictícia induzia as vítimas a pagarem uma primeira parcela do veículo, prometendo a entrega imediata. Após a transferência do dinheiro, a pessoa era informada que só receberia o carro em 30 dias e era encaminhada a uma suposta financeira, onde recebia um falso contrato e o levava para casa.
Segundo o advogado Rafael Pereira, o episódio se trata de estelionato (art. 171 do Código Penal), quando a vítima é induzida a uma falsa concepção de algo, dando vantagem ilícita a quem comete o crime.
Chama a atenção o número de pessoas envolvidas: cerca de 200 funcionários atuavam no call center em BH. A investigação apontou que muitos deles não sabiam do golpe e acreditavam que estavam em um serviço regular.
A pena para estelionato é de 1 a 5 anos de reclusão. Os funcionários que alegaram não ter ciência do crime precisam provar esse desconhecimento.
Compras online
O período de isolamento social em meio à pandemia de COVID-19 impulsionou as negociações pela internet. O aumento do comércio online exige cuidados especiais do consumidor.
Segundo o advogado Rafael Pereira, a forma mais segura de comprar pela internet é identificar a empresa em sites de avaliação que mostrem que outras pessoas também foram atendidas.
Em São Paulo, por exemplo, há um site da Junta Comercial (Jucesp) onde é possível verificar o cadastro das lojas. Para companhias mineiras, esse serviço ainda não existe.
* Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda