Um morador de Pedro Leopoldo foi alvo de um golpe aplicado por meio do WhatsApp que resultou na retirada de R$40 de sua conta, informam as autoridades. O caso aconteceu na manhã de terça-feira (2) e está sendo investigado pela Polícia Civil.
Segundo o relato registrado, a vítima recebeu mensagens de um contato que se apresentou como uma conhecida e, em seguida, passou a ser contatada por outro número que exibiu a logomarca da OLX. Os golpistas pediram dados pessoais e orientaram a vítima a executar procedimentos por e-mail sob a promessa de liberação de valores. Durante a ação os criminosos conseguiram acessar o aparelho da vítima — que teve o telefone resetado — e efetuar a transação que zerou o saldo, além de tentar instruir novas transferências usando o nome do interessado.
A investigação aponta uso de engenharia social: os criminosos se passam por funcionários de empresas ou por conhecidos para ganhar a confiança e induzir às ações que permitem fraudes bancárias e transferências indevidas.
Autoridades reforçam orientações para evitar cair no golpe:
- Não forneça senhas, códigos recebidos por SMS/WhatsApp ou dados bancários por mensagem ou ligação.
- Desconfie de solicitações urgentes que peçam transferência de valores ou criação/alteração de cartões virtuais.
- Confirme a identidade de quem contata por outro canal oficial (ligação para o número oficial da empresa, por exemplo).
- Ative a autenticação em duas etapas e mantenha backup das informações do aparelho.
- Em caso de perda financeira, contate imediatamente o banco para bloquear operações e registre ocorrência na polícia.
A Polícia Civil registrou o caso e orienta que vítimas de fraudes informem a instituição e o banco o quanto antes para aumentar as chances de recuperação dos valores e identificação dos autores.

















