Na tarde de sexta-feira (22), em Matozinhos, um morador relatou aos policiais ter sido vítima de um golpe telefônico que causou um prejuízo de R$ 40 mil. De acordo com o relato, ele recebeu uma ligação de um número desconhecido, onde o suposto atendente de uma instituição bancária alegou que o dinheiro em sua conta corria risco de ser extraviado, caso alguns procedimentos não fossem realizados.
Confiando na abordagem, o solicitante forneceu dados pessoais que permitiram o acesso às suas contas bancárias. Em seguida, ele constatou que uma transferência foi realizada para outra conta vinculada a uma instituição de pagamentos digitais. Além disso, foram feitas outras transações a beneficiários desconhecidos, todas oriundas da mesma conta.
O caso foi registrado, mas os detalhes das transações e informações sobre os beneficiários ainda não foram esclarecidos.
Essa ocorrência serve de alerta para que outras pessoas não sejam vítimas de golpes semelhantes. Veja algumas dicas de como se proteger:
• Desconfie de ligações suspeitas: Bancos geralmente não solicitam dados pessoais ou senhas por telefone.
• Evite fornecer informações confidenciais: Nunca compartilhe senhas, números de contas ou dados pessoais por telefone, e-mail ou mensagens.
• Confirme as informações: Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a instituição bancária por meio de canais oficiais.
• Use autenticação em duas etapas: Isso aumenta a segurança de suas contas.
• Denuncie tentativas de golpe: Relate qualquer suspeita às autoridades competentes.
Fonte: Registro de Ocorrência.