O Google mostrou, durante meses, um número de golpistas para pessoas que pesquisavam pelo telefone do banco Nubank. Usuários afirmaram que a central falsa fez várias vítimas antes de ser apagada da plataforma na última quarta-feira (4), um dia depois de o Google ser notificado pelo g1. Ao buscar por Nubank telefone, o Google exibiu, então, o Nubank Financeiro, descrito como um serviço de atendimento telefônico. Ao ligarem para o número informado, clientes podiam ser induzidos a pedir dinheiro emprestado no banco e enviá-lo para terceiros, sob a justificativa de manter o valor em uma “conta segura”.
O g1 conseguiu encontrar o número da central falsa em uma busca pelo navegador Chrome no celular; em outros dispositivos, o Google destacou apenas o número verdadeiro. O Nubank Financeiro era um perfil falso que se passava pela central do banco. O Google exibe fichas de empresas nos resultados de busca e no Maps a partir de informações inseridas por usuários e de dados disponíveis na internet. No Maps, a página fraudulenta trazia um número de celular e até horário de funcionamento. Ela mostrava ainda o endereço de uma rua famosa na cidade de São Paulo, mas com um número inexistente.
Para parecer uma empresa de verdade, os autores do perfil falso chegaram a responder a avaliações. “Estamos em busca de melhorar sempre para atender melhor”, escreveram em resposta a um comentário. A recomendação para evitar esse tipo de golpe é buscar dados de contato no aplicativo do banco ou no verso do cartão. Outra opção é digitar o site do banco no navegador (por exemplo, banco.com.br). O g1 perguntou ao Google como são feitas as recomendações e o que leva uma empresa a ser banida do Maps, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.
O Nubank confirmou que não tem qualquer relação com o número de celular informado na página “Nubank Financeiro”. “Trata-se, aparentemente, de uma página cadastrada por terceiros, que pode estar envolvida em tentativas de golpe. Reforçamos que os clientes devem sempre utilizar apenas os canais oficiais do Nubank para contato”, disse o banco, em nota.
Nos comentários do perfil da empresa falsa no Google Maps, algumas pessoas avisaram sobre a fraude após terem sido vítimas. Um dos relatos mencionava a perda de R$ 3.400. O g1 não conseguiu entrar em contato com a vítima. Outro usuário que comentou na página relatou como foi a ligação e disse que conseguiu escapar do golpe por pouco. Em junho de 2025, o gerente de vendas Giovanni Accorroni ligou para o número que encontrou no Google para tentar resolver um problema com crédito. A ligação foi atendida por um homem que parecia ser “educado e confiável” e que tentava transmitir credibilidade, instruindo-o a transferir o dinheiro para uma conta de terceiros. Enquanto ainda estava na ligação, Giovanni voltou ao Google e percebeu que outras pessoas tinham feito reclamações sobre o mesmo número. “Nesse momento, percebi o risco, disse que não precisava mais do atendimento e desliguei. Eu poderia ter perdido todo o dinheiro.” Giovanni disse ter se sentido aliviado por ter percebido a tentativa de golpe, mas criticou o Google por exibir o número falso, dizendo que “deveriam ter prestado atenção e não ter recomendado”.
Fonte: G1
Crédito da foto: Reprodução
Fonte: G1


















