O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), admitiu nesta terça-feira (2) que pode se candidatar à presidência em 2026, caso seu nome seja considerado o mais viável por seu grupo político. Em uma live do Ranking dos Políticos, Zema afirmou que apoiará o candidato mais forte da centro-direita e que está disposto a concorrer se for necessário.
Zema tem lançado sinais ambíguos sobre sua candidatura, especialmente desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou inelegível. Na semana passada, ele considerou a possibilidade de se candidatar a vice-presidente, mas descartou a disputa para o Senado, afirmando não ter perfil para o Legislativo.
Além de Zema, outros nomes da direita, como os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também são mencionados como potenciais candidatos à presidência. O vice-governador de Minas, Mateus Simões, é cotado como sucessor de Zema e destacou a preferência pelo governador de São Paulo como candidato principal da direita.
Durante um evento em Belo Horizonte, Simões representou Zema e destacou a importância de colocar os interesses de Minas Gerais acima das divergências políticas, reafirmando a colaboração com o governo federal para o desenvolvimento do estado.
Fonte: O Tempo. Foto: GIL LEONARDI