Governo de MG anuncia calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O governo de Minas Gerais divulgou o calendário oficial de feriados e pontos facultativos que valerá para todas as repartições públicas estaduais ao longo de 2026. A lista, publicada nesta semana, orienta o funcionamento dos órgãos do Estado e auxilia servidores e cidadãos a se prepararem para mudanças no atendimento ao longo do ano. Segundo o governo, os serviços considerados essenciais continuam funcionando normalmente, respeitando escalas próprias das equipes.

O ano começa com feriado nacional no dia 1º de janeiro, seguido de ponto facultativo no dia 2. Em fevereiro, o período de Carnaval trará três dias de ponto facultativo consecutivos, entre 16 e 18 do mês. Já em abril, a Semana Santa altera novamente o funcionamento do serviço público, com ponto facultativo no dia 2, feriado nacional da Sexta-feira Santa no dia 3 e uma pausa antes do feriado de Tiradentes, celebrado no dia 21. O mês ainda terá o dia 20 como ponto facultativo.

Ao longo de 2026, permanecem válidos os tradicionais feriados nacionais, como o Dia do Trabalho em 1º de maio, a Independência do Brasil em 7 de setembro e a celebração de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro, que cai em uma segunda-feira. Também constam no calendário o Dia do Servidor Público, ponto facultativo no dia 30 de outubro, e o feriado nacional de Finados, em 2 de novembro. No mesmo mês, o dia 20 será dedicado à Consciência Negra, feriado nacional em diversas regiões do estado.

Alguns feriados dependem de decretos municipais para serem válidos, como o da Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto, e as celebrações de 7 e 8 de dezembro, relacionadas à Imaculada Conceição. O calendário se encerra com ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro e o feriado nacional de Natal no dia 25.

Mesmo com as alterações no atendimento das repartições administrativas, serviços essenciais permanecem ativos. Entre eles estão o atendimento médico-hospitalar, urgências do sistema de saúde estadual, atividades da Fundação Hemominas, segurança pública, perícia médica, unidades de atendimento integrado, áreas de comunicação pública e museus administrados pelo Estado.

Foto: Danilo Girundi / TV Globo

Fonte: g1 Minas

Encontre uma reportagem