Governo de MG distribui 356 mil doses de vacinas contra a Covid-19 a municípios

 Governo de MG distribui 356 mil doses de vacinas contra a Covid-19 a municípios
Anuncie no Por Dentro de Tudo

O governo de Minas começou, nesta quinta-feira (28), a distribuição da segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 aos municípios mineiros, com 356,3 mil doses. Belo Horizonte ficará com 58,1 mil delas, que se somarão às 135 mil da primeira leva.

Nesta segunda etapa de distribuição, estão 78,2 mil das 577 mil doses de CoronaVac recebidas pelo estado no último dia 18 (e que ainda não haviam sido entregues às cidades), além de 87,6 mil novas doses do imunizante do Instituto Butantan, feito em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e 190,5 mil doses da vacina AstraZeneca (Oxford), produzida no Instituto Serum, na Índia

As vacinas estão sendo entregues a 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) que, por sua vez, repassarão o item aos demais municípios (veja lista no final desta reportagem).

Belo Horizonte, além de receber as doses que serão aplicadas na capital, também funciona como regional de saúde, concentrando vacinas que serão distribuídas a cidades da Região Metropolitana.

A operação de vacinação, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), é a maior já registrada em Minas Gerais e conta com três aviões e dois helicópteros. Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros atuam na logística de distribuição.

Os trabalhos continuam nesta sexta-feira (29) e a expectativa da SES é que, na segunda-feira (1º), a vacinação com esses insumos já possa começar.

Das 58,1 mil doses destinadas à capital mineira, que por enquanto só está vacinando profissionais da saúde, 40,5 mil são da AstraZeneca e 17,6 mil, da CoronaVac.

O G1 perguntou à Prefeitura de Belo Horizonte às 12h30 se o público-alvo da campanha de vacinação será ampliado na capital com a chegada das novas doses, mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

Veja a quantidade de doses recebidas por cada regional:

O governo de Minas Gerais divulgou uma tabela com a quantidade de vacina que será entregue a cada Unidade Regional de Saúde.

“Belo Horizonte SMS” diz respeito às doses que ficarão na capital, com a Secretaria Municipal de Saúde. “Belo Horizonte URS” trata das doses que serão distribuídas para outras cidades da região metropolitana.

As 87,6 mil doses da segunda remessa de CoronaVac estão guardadas em frascos que armazenam 10 doses cada um, por isso está escrito “CoronaVac 10 doses”.

Tabela com a quantidade de doses distribuídas para cada regional de saúde de Minas Gerais  — Foto: Governo de Minas/Divulgação

Tabela com a quantidade de doses distribuídas para cada regional de saúde de Minas Gerais — Foto: Governo de Minas/Divulgação


error: Conteúdo bloqueado para cópia !!