O Governo de Minas Gerais enviou à Assembleia Legislativa do estado, nesta terça-feira (4), a proposta oficial para aumentar o salário dos servidores públicos em 4,62%. A decisão ocorre após diversas manifestações e pressão da categoria pedindo uma alta real do pagamento. O reajuste inicial girava em torno de 3,62%.
O novo índice corresponde ao valor da inflação registrada no Brasil em 2023, medida pelo IPCA – Índice de preços ao consumidor.
De acordo com o governador Romeu Zema, as últimas semanas foram de reuniões “fazendo contas e ajustando economias nos gastos públicos”.
+Em protesto, servidores fecharam importante rodovia pedindo aumento salarial+
No último mês, Zema havia dito em entrevista à rádio Jovem Pan que os servidores públicos insatisfeitos poderiam buscar uma carreira no setor privado.
Agora, o governador declarou que o “Estado não existe sem o funcionalismo público. E é por sabermos da importância do trabalho de cada um de nossos servidores que fizemos tudo que estava ao nosso alcance para melhorar nossa proposta de recomposição”.
No último dia 29 de maio, os parlamentares aprovaram, em 1º turno, o aumento do salário dos servidores de Minas em 3,62%.
Uma emenda ao projeto de lei do reajuste, com previsão do acréscimo é enviada hoje (4). A previsão é de que a Assembleia debata o tema durante a tarde desta terça.
O post Governo de Minas envia proposta para aumentar salário de servidores públicos em 4,62% apareceu primeiro em BHAZ.