fbpx

Governo de Minas Lança Selo Turismo Verde durante BTM em Fortaleza

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Governo de Minas lançou, nesta quinta-feira (24), o selo Turismo Verde Minas, durante a feira BTM – Brazil Travel Market, em Fortaleza, Ceará. A iniciativa, desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), visa certificar empresas, estabelecimentos comerciais e destinos turísticos, como cidades e vilas, alinhando as políticas públicas estaduais de turismo às melhores práticas globais de sustentabilidade.

O selo busca reconhecer espaços que atendem a critérios rigorosos de sustentabilidade, contribuindo também para a estruturação da Rota Verde, focada no ecoturismo no estado. O vice-governador destacou que a certificação proporcionará valorização ambiental e geração de empregos qualificados em Minas Gerais.

O secretário de Cultura e Turismo ressaltou que 95% dos turistas preferem destinos que cuidam da natureza, reforçando a importância da iniciativa para o setor. O selo passará por um processo de certificação que será realizado por meio de edital, incentivando estabelecimentos preocupados com a sustentabilidade.

Durante a BTM, o estande de Minas Gerais promove uma programação especial, evidenciando o turismo verde, a preservação do meio ambiente e o fortalecimento das comunidades locais. O espaço é inspirado na Cordilheira do Espinhaço e na Serra da Mantiqueira, com destaque para atividades de ecoturismo e a gastronomia mineira, como a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota dos Cafés do Sul de Minas.

O lançamento nacional do Plano Diretor do Turismo Verde também ocorreu, com o objetivo de desenvolver políticas públicas que incentivem um turismo responsável e sustentável. Entre as ações estão a campanha “Minas Verde” e a criação do Selo Verde Minas para cidades e estabelecimentos que atendem critérios de sustentabilidade.

Minas Gerais está entre os estados brasileiros que mais avançam nas metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.

Foto Secult/Divulgação

Encontre uma reportagem