O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), confirmou que o horário de verão não será implementado em 2025. Segundo ele, os estudos realizados pelo comitê de monitoramento do setor elétrico indicam que não há necessidade da medida, devido ao bom desempenho hídrico e à segurança energética garantida pelo sistema atual.
“Estamos completamente seguros de que não precisamos do horário de verão este ano. Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta”, afirmou Silveira durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, do Canal Gov.
O ministro ressaltou que não há risco para o fornecimento de energia no país, sustentado pelo equilíbrio entre hidrelétricas e termelétricas. Ele também anunciou que o ministério vai lançar um novo leilão para contratação de capacidade térmica já na próxima semana, com o objetivo de reforçar o sistema elétrico.
“Vamos agora lançar o leilão das térmicas, para que possamos garantir pronta resposta e renovar os contratos que vencem durante os picos de consumo”, explicou.
📸 Foto: Banco de Imagens / Canva
📰 Fonte: Rádio Itatiaia