Governo federal confirma fim das atividades do Aeroporto Carlos Prates em 1º de abril

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O governo federal confirmou, nesta terça-feira (28), a suspensão das operações aéreas do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, no próximo sábado (1º). 

Na tarde desta terça, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza, participou de uma reunião na sede do Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília, para discutir a possibilidade de prorrogação das atividades do aeródromo. 

No entanto, segundo a pasta federal, no encontro “foi confirmada a suspensão das operações aéreas” no dia 1º de abril. 

A data estava prevista em uma portaria publicada em dezembro do ano passado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A manutenção do funcionamento do aeroporto é uma demanda das empresas que atuam no local – entre elas, há cinco escolas de formação de pilotos. No entanto, o fim das atividades é defendido por moradores da região, que temem acidentes.

No dia 13 de março, o governo federal tinha afirmado que a área do aeroporto seria “repassada à prefeitura da capital mineira, que apresentou um projeto de construção de habitações casas populares e de um parque municipal no local”. 

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, a Secretaria Nacional de Aviação Civil “está elaborando um instrumento jurídico que permitirá à Prefeitura de Belo Horizonte liderar um processo organizado de encerramento das atividades, conferindo tempo para que as aeronaves hangaradas e os serviços prestados sejam transferidos para outras localidades de forma adequada”. 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade informou que o secretário Pedro Bruno se reuniu com o ministro Márcio França, de Portos e Aeroportos, nesta terça-feira (28). 

O governo do estado pediu que o processo de desmobilização do aeroporto seja prorrogado por seis meses “para que seja possível realizar e implementar um planejamento de desmobilização do aeródromo de maneira adequada, organizada e segura”. 

A previsão é que as atividades no local sejam encerradas na próxima sexta-feira (31).

Fonte: Globo Minas.

Encontre uma reportagem