Governo Lula reduz imposto de importação para conter alta dos alimentos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (6) um conjunto de medidas para reduzir o preço dos alimentos no Brasil. A principal ação foi a isenção da alíquota de importação para produtos como azeite, milho, café, carnes, açúcar e macarrão, que antes variavam entre 7% e 32%.

O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que essa é apenas a primeira etapa das medidas e que novas ações podem ser implementadas. Além da redução de impostos, o governo planeja expandir o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), ampliar o Plano Safra e aprimorar a política de estoques públicos de grãos, visando maior estabilidade nos preços.

Outra iniciativa do governo é a parceria com supermercados para divulgar preços mais acessíveis e o pedido aos estados para zerar o ICMS da cesta básica. O governo também aposta na desvalorização do dólar e na expectativa de uma supersafra em 2025 como fatores que podem ajudar na redução dos preços.

A inflação dos alimentos tem sido uma preocupação, já que dados do IBGE mostram que o preço dos itens básicos subiu 8,23% em 2024, com destaque para as carnes (20,84%), café moído (39,60%) e leite (18,83%).

Foto: Cadu Gomes/VPR

Fonte: O Tempo / Agência Brasil

Encontre uma reportagem