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Governo vai licitar as BRs 381 e 040, em MG, no primeiro semestre de 2024

Por Dentro De Tudo:

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O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira (29) que a pasta vai fazer 12 leilões de rodovias federais no próximo ano. Desse total, duas licitações ligadas ao Estado de Minas Gerais estão previstas para ocorrer já no primeiro semestre: BR-040 e a BR-381. 

Para justificar a demora, ele explicou que o edital do trecho da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, trecho nacionalmente conhecido como “Rodovia da Morte”, está sendo trabalhado “para adequar” o certame “às expectativas mercadológicas”.  

“Vamos trabalhar nos próximos dias para adequar o certame às expectativas mercadológicas para que a gente encontre um interessado na concessão no primeiro semestre do ano que vem. Esse vai ser um dos leilões do primeiro semestre do ano que vem”, afirmou durante coletiva de imprensa após a divulgação da pesquisa. 

O governo federal chegou a levar o trecho da rodovia a leilão neste ano, mas conforme lembrou Renan Filho, não houve concorrentes. Diante disso, o assunto está sendo discutido institucionalmente com o Tribunal de Contas da União (TCU), uma vez que o órgão pediu a modificação do certamente por entender que as cláusulas do edital eram “muito vantajosas” para a empresa vencedora. Dessa forma, não houve interessados. 

“Tivemos que fazer um entendimento com o TCU que achava que o contrato estava atrativo em demasia da maneira que o Ministério dos Transportes e a ANTT (Agência Nacional do Transporte Terrestre) tinham apresentado. Reduziu-se a atratividade e essa redução de atratividade forçou um leilão vazio, porque aquele é um ativo complexo de administrar”. 

O ministro do Transportes pontuou ainda que o trecho da BR 381 é “um ativo complexo” e listou uma série de “riscos”. “Conhecida nacionalmente como ‘Rodovia da Morte’, ela passa por um vale, tem um risco geológico muito grande em função de muita carga. Minas Gerais é um Estado notabilizado pela capacidade de produção, especialmente de minério e também no agro”, frisou. 

Na avaliação do ministro, esse fluxo intenso de material transportado gera conflito nas cidades em função do trânsito. “Isso traz um conflito muito grande com as cidades, especialmente com as grandes cidades, pela necessidade de enfrentar o trânsito delas. Nós levamos a leilão a (BR) 381, ela é um ativo complexo pelos riscos que falei e não houve concorrentes”, complementou.  

Segurança Jurídica 

Renan Filho avaliou ainda que Minas Gerais “viveu problemas com o governo anterior” em função de operações realizadas pela Polícia Federal (PF) que, na visão dele, “desestabilizaram investimentos no Estado”. Diante disso, elencou que a pasta que comanda está dialogando com o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Controladoria-Geral da União para trazer segurança jurídica aos contratos.  

BR-040 

Ainda no evento organizado pela CNT, Renan Filho, pontuou que o primeiro contrato de concessão previsto para o ano que vem é da BR-040, em Minas Gerais. O leilão vai ocorrer em fevereiro. “Nós vamos fazer um leilão de abertura do ano na B3, no ano que vem, de um ano que teremos aproximadamente 12 leilões. Será o maior leilão (de rodovias) que o governo federal fará em um único ano”, afirmou. 

A expectativa, segundo Renan Filho, é realizar 35 concessões novas de rodovias até 2026, quando termina o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ainda segundo ele, a União está “otimizando” 15 contratos que estão relicitação, o que perfaz o total de 50 contratos de concessão de empreendimentos em rodovias.  

O ministro ressaltou que o investimento total dos últimos quatro anos em rodovias, ou seja, na gestão do então presidente Jair Bolsonaro (PL), foi de cerca de R$ 23 bilhões. Já em 2023, o Orçamento previsto do Ministério do Transporte para a malha viária é de R$ 18 bilhões. A expectativa do governo é aportar, até o final de 2026, a quantia total de R$ 78 bilhões. Outra projeção é a de que sejam investidos R$ 100 bilhões em Parcerias Público Privadas (PPPs).  

A forma de atrair investimentos para o setor, segundo o ministro, será por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão é de R$ 185,80 bilhões em investimentos para o modo rodoviário, dos quais R$ 112,8 bilhões serão da iniciativa privada (60,7%) e R$ 73 bilhões do governo federal (39,3%). 

Quase 70% das rodovias no Brasil foram avaliadas como regular, ruim ou péssima

Apenas 32,5% das rodovias brasileiras apresentam um estado geral considerado bom ou ótimo, e cerca de 67,5% apresentam um estado geral regular, ruim ou péssimo. Isso é o que aponta a pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta quarta-feira (29). 

Durante o mês de julho, 20 equipes da CNT avaliaram o estado geral das vias, além da situação do pavimento, sinalização e geometria (traçado).  Foram analisados 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas. Desse montante, 67.659 quilômetros correspondem a malha federal, popularmente chamadas de BRs, e 43.843 quilômetros se referem aos principais trechos estaduais. 

Diante desses números, o presidente da CNT, Vander Costa, defendeu a privatização de malhas rodoviárias no país. “A solução é privatizar aquilo que tem atratividade econômica. E não podemos abrir mão do recurso público, até para poder ter o equilíbrio econômico social. Rodovias privatizadas são justamente aquelas que estão nos estados mais desenvolvidos, que já têm fluxo de tráfego já consolidado”.

Fonte: O Tempo.

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