Minas Gerais precisa vacinar 9,4 milhões de pessoas para atingir a meta de 90% de proteção contra a gripe. Para dar início à campanha, a primeira remessa de 640 mil doses, que cobre menos de 10% da população alvo, começou a ser distribuída para as regionais de saúde do estado. O Ministério da Saúde deve enviar novas remessas nas próximas semanas.
A campanha de vacinação, que começa em 7 de abril, estará disponível para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e pessoas a partir de 60 anos ou com deficiência.
A vacina deste ano protegerá contra as cepas H1N1, H3N2 e B e pode ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a vacinação precoce é fundamental para evitar complicações graves da Influenza e reduzir os impactos no sistema de saúde.
A execução da campanha será de responsabilidade das prefeituras municipais, que organizarão a logística para imunizar os grupos prioritários. O Dia D de mobilização nacional está marcado para 10 de maio.