Após os problemas enfrentados pela Heineken para se instalar em Pedro Leopoldo, na Grande BH, diferentes cidades mineiras disputam o investimento da cervejaria e já se colocam à disposição para receber a fábrica. Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Pirapora, Janaúba e Buenópolis, todas no Norte do estado, também estão na lista.
Estado se posiciona
Em nota, a Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (Sede) informou que apoia “o Grupo Heineken na busca de outra localidade em Minas Gerais para a construção da nova unidade da cervejaria”.
Heineken
Em nota, a Heineken informou que “não tem um território definido para a construção de sua nova fábrica” e reafirmou “eu compromisso com o estado de Minas Gerais. A companhia está estudando outras áreas e, tão logo seja definido, anunciará o novo local em que será instalada sua cervejaria”.
Saída de Pedro Leopoldo
A Heineken desistiu de construir sua fábrica em Pedro Leopoldo a pedido do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), que argumentou que a instalação da cervejaria no terreno pretendido poderia gerar um grande impacto ambiental.
Além disso, o órgão alegava temor em relação a impactos negativos e poluidores do sítio arqueológico Lapa Vermelha.
A construção da fábrica no local veio a público em dezembro de 2020 e foi comemorada pelo Governo de Minas, diante da perspectiva de um investimento de R$ 1,8 bilhão no Estado.
Nesse domingo (19), uma manifestação aconteceu em Pedro Leopoldo para pedir a permanência da cervejaria na cidade.