fbpx

Helicóptero que caiu em Contagem estava em voo de treinamento, diz escola de aviação

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Efai – Escola de Aviação Civil, proprietária do helicóptero que caiu em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (11), informou que o acidente ocorreu durante um voo de treinamento. 

Estavam a bordo o instrutor de voo da empresa, o comandante Roberto Carlos Belmiro, e o aluno do curso de piloto privado de helicóptero, comandante Alexandre Mitkiewicz. 

Em nota oficial publicada em uma rede social, a Efai disse que um “problema ainda não identificado” fez com que a aeronave, que decolou por volta das 8h35, não tivesse o ganho de altura esperado. 

De acordo com a empresa, o instrutor tentou “efetuar um pouso de precaução no pátio de uma transportadora localizada no eixo de decolagem”. No entanto, “a aeronave entrou em giro e, antes do choque com o solo, colidiu com sua cauda em um dos caminhões estacionados no pátio”. 

Segundo dados da Anac, helicóptero é de propriedade de escola de pilotagem — Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo 

O helicóptero sofreu danos graves, mas, conforme a escola de aviação, os dois ocupantes tiveram ferimentos leves e foram socorridos conscientes, informação que já havia sido confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Ambos foram encaminhados para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. 

A Efai informou, ainda, que o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) foi informado e está preparando uma equipe para se deslocar do Rio de Janeiro para Contagem, para a ação inicial no local do acidente. 

“A EFAI providenciou a guarda do local como forma de preservar indícios que certamente irão auxiliar na investigação. Após essa ação inicial, segue-se a investigação conduzida por uma comissão formada por oficiais, graduados e técnicos do SERIPA III visando levantar os fatores contribuintes para o acidente, com vistas à prevenção de outros semelhantes”, disse a empresa, em nota.

Ainda segundo a empresa, “a aeronave estava sendo operada dentro dos limites de peso e balanceamento para as condições ambientes reinantes no momento do acidente”, e “os pilotos estão com as respectivas habilitações e certificado médico aeronáutico também válidos”. 

A escola de aviação afirmou que reforça “a importância que a segurança de voo sempre teve, e continuará tendo, em suas operações”. 

Um helicóptero caiu em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (11). O acidente ocorreu no bairro Chácara Boa Vista, ao lado da Efai – Escola de Aviação Civil. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas estavam na aeronave. Eles foram socorridos conscientes.

Encontre uma reportagem