Apesar dos altos e baixos que já vivenciou, o rock continua a se reinventar. Reunimos os principais nomes que bombam nas paradas atualmente com seus hits para você curtir o Dia Mundial do Rock em grande estilo, neste 13 de julho! 🎶
Além dos clássicos Iron Maiden e Guns N Roses que sempre retornam às lineups dos festivais representando o rock, novos artistas e bandas conquistam público desse gênero, como Greta Van Fleet (que lembra Led Zepplin), Jxdn (apadrinhado de Travis Barker) e, mais recentemente, Olivia Rodrigo (que embora alguns considerem pop, tem um rock inspirado em Paramore e Avril Lavigne).
Mas o que é rock? 🤘
Um estilo musical que dominou a segunda metade do século XX e que, apesar de desacreditado por alguns, prova estar ainda mais pulsante. Nos últimos 70 anos, o rock revelou grandes músicos que influenciaram gerações, como Elvis Presley, Beatles, Janis Joplin e tantos outros que provocaram revoluções de comportamento.
Sempre associado à postura rebelde e ao enfrentamento das convenções, o rock é trilha sonora de alguns dos principais momentos de transformação social. Embalou todo o idealismo da geração hippie no festival de Woodstock, e nunca deixou de ser o som do inconformismo.
Mas por que o Dia Mundial do Rock é 13 de julho?
Em 1985, foi realizado o ‘Live Aid‘, evento marcante que reuniu os maiores nomes da música mundial da época para auxiliar no combate à fome no continente africano, como Queen, Paul McCartney, U2, The Who e Elton John. Durante sua apresentação, o cantor Phill Collins declarou que aquele 13 de julho deveria ser considerado o Dia Mundial do Rock. Ele foi ouvido especialmente por nós, brasileiros, os que mais celebram essa data, até hoje.