Você sabia que, ao contrário do que se pensa, o termo Home Office não significa a tradução ao pé da letra “trabalho em casa”? Dessa forma, a melhor tradução para esse termo é “o trabalho que é realizado em espaço alternativo ao escritório de uma empresa”, ou seja, esse local pode ser, ou não, o escritório em casa. Uma pessoa também pode trabalhar em home office em cafés ou hotéis, por exemplo. Assim, as definições mais exatas para esta modalidade de trabalho são: trabalho remoto, trabalho à distância ou trabalho portátil.
Neste ano, fomos surpreendidos com a pandemia do COVID19 e muitas pessoas passaram a trabalhar de forma remota para suas empresas. Para a maioria delas o novo local de trabalho não está apropriado e, de certa forma, é justificável porque este ambiente não tinha sido planejado para isso. Um ambiente de trabalho inadequado pode gerar diversos problemas, como falta de atenção e concentração, dores pelo corpo e cabeça.
Pensando nisso, separei quatro dicas para te ajudar a organizar e preparar seu novo ambiente de trabalho:
1 – Pantufa e pijama não combinam com home office! Trabalhar em casa exige uma grande dose de profissionalismo e esta atitude começa na hora de se vestir para trabalhar. Estipule também horários e crie rotinas para se manter concentrado e ter maior rendimento das suas tarefas.
2 – Escolha um local apropriado para ser o seu novo ambiente de trabalho. Poder num canto da sala, no quarto ou na varanda. Esse espaço deve ter boa ventilação, iluminação natural, ser ergonômico e ter privacidade. Afinal, você precisa se concentrar e estar confortável para passar horas nele.
3 – Mobiliário e iluminação adequados são imprescindíveis. Escolha uma boa mesa! Além da qualidade, veja se você precisa de gaveteiros e acessórios para te ajudar a ter mais organização. Tenha também uma cadeira ergonômica e confortável, de preferência que ela tenha braços e rodízios. Para decorar e organizar, invista em um armário, nichos ou prateleiras para guardar as coisas do escritório separadas das coisas da sua casa. Uma boa iluminação é algo essencial em todo ambiente de trabalho, e com o trabalho home office, não poderia ser diferente. Para isso, é indispensável que seja feito um bom planejamento de iluminação; sendo assim, você pode contar tanto com a iluminação indireta (aquela onde todo o ambiente é iluminado por igual) como também com a iluminação direta (a qual o foco ficará sobre a sua mesa de trabalho, utilizando, por exemplo, luminárias).
4 – Dê a sua cara para seu ambiente! A decoração vai te ajudar a se manter motivado. A dica é pensar em detalhes que podem fazer toda a diferença, como escolher as cores certas, móveis adequados e alguns objetos decorativos que garantem um ambiente personalizado e que tenha o seu estilo.
Caso ainda tenha dúvidas, não dispense ajuda profissional para projetar seu ambiente.
Nas próximas semanas estarei por aqui, compartilhando mais informações e dicas. Caso tenha alguma sugestão pode me enviar pelo WhatsApp 31 991412434 que irei adorar te responder.
Angélica Dutra
Designer de Interiores
31 991412434