Um homem de 24 anos foi indiciado pela Polícia Civil de Minas Gerais após receber R$ 723,63 por engano via Pix e não devolver o dinheiro. O caso aconteceu em Patos de Minas, no Alto Paranaíba.
Segundo as investigações, uma mulher digitou incorretamente uma chave telefônica ao fazer uma transferência bancária, enviando o valor para a conta do homem. Ao perceber o erro, ela tentou recuperar o dinheiro diretamente com ele, mas não conseguiu.
A vítima procurou a polícia, que tentou ouvir a versão do suspeito e ofereceu a oportunidade de devolver a quantia. Conforme a Polícia Civil, ele ignorou as tentativas de contato, bloqueou o canal de comunicação utilizado pelos investigadores e não prestou esclarecimentos.
Com a conclusão do inquérito, o homem foi indiciado. O caso será analisado pela Justiça, que decidirá sobre os próximos passos.
Receber um Pix por engano e não devolver pode ser crime. O artigo 169 do Código Penal prevê punição para a apropriação de valores recebidos por erro.
A orientação é utilizar a função de devolução disponível no aplicativo bancário e evitar fazer uma nova transferência para outra conta indicada por terceiros, medida que ajuda a prevenir golpes.
Fonte: O Tempo
Texto: Sílvia Pires
Foto: Brandon Santos

















