Durante uma operação ambiental realizada neste domingo (13) na zona rural de Paraopeba, policiais militares de Meio Ambiente apreenderam uma espingarda calibre 28, munições, materiais de pesca de uso proibido e uma ave silvestre mantida ilegalmente em cativeiro. Um homem foi preso em flagrante.
A equipe da PM realizava fiscalização às margens do Rio Paraopeba quando identificou uma área com vegetação nativa suprimida sem autorização ambiental. Ao abordar o proprietário do sítio Buriti Grande, os militares encontraram um papagaio-galego em um viveiro nos fundos da residência, além de três tarrafas e quatro redes de pesca irregulares.
Questionado, o morador admitiu não possuir autorização para a supressão vegetal nem registro do animal silvestre, que segundo ele teria sido encontrado ainda filhote. Durante a conversa, ele também confessou possuir uma arma de fogo antiga, que foi localizada no quarto do casal: uma espingarda cartucheira calibre 28, com munições.
Diante das irregularidades, o autor foi conduzido à Delegacia de Sete Lagoas por posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental. O papagaio foi deixado sob os cuidados da esposa do autor, nomeada depositária legal, devido à alta domesticação da ave e à impossibilidade de entrega ao CETRAS por restrições sanitárias.
Os materiais de pesca foram levados à sede da PM Ambiental em Sete Lagoas para encaminhamento posterior à Secretaria de Meio Ambiente.
Fonte: Polícia Militar de Meio Ambiente – 5º Pelotão – Sete Lagoas