Hospital Municipal de Sete Lagoas terá mais 10 leitos de UTI exclusivos da Urgência e Emergência

 Hospital Municipal de Sete Lagoas terá mais 10 leitos de UTI exclusivos da Urgência e Emergência
Anuncie no Por Dentro de Tudo

Os investimentos realizados pela Prefeitura para atender bem o cidadão durante o período mais crítico da pandemia estão garantindo excelentes resultados para a saúde pública municipal. Agora, leitos de UTI que foram utilizados para receber pacientes acometidos pela Covid-19 foram incorporados à Rede Assistencial de Urgência e Emergência. Esta conquista foi confirmada pelo Governo de Minas, por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.645, nesta segunda-feira, 29 de novembro.

A incorporação dos leitos coloca a estrutura do Hospital Municipal em outro patamar. Antes da pandemia, a principal unidade do SUS de Urgência e Emergência para 35 municípios contava com 10 leitos de tratamento intensivo. Durante o processo de aparelhamento para atender à demanda, foram abertos outros 30 leitos do mesmo nível apenas para pacientes em situação grave provocada pela Covid-19. Com o avanço da vacinação e, consequentemente, queda de índices como número de casos confirmados, internações e óbitos, o próprio Estado iniciou o processo de desmobilização dos leitos exclusivos. Com isso, a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – solicitou à Comissão Intergestores Bipartite do SUS do Estado de Minas Gerais – CIB SUS/MG a revisão do pleito de incentivo federal para a disponibilização dos leitos para atendimentos diversos. 

“Esta é uma grande conquista. Este credenciamento pelo Estado é o reconhecimento por nossas ações responsáveis no combate da pandemia. Reforçamos a estrutura de atendimento do nosso hospital e isso resultou em uma estrutura perene que vai salvar muitas vidas”, comentou o prefeito Duílio de Castro. 

NOVO TOMÓGRAFO
Além do grande reforço para o atendimento de alta complexidade, o Hospital Municipal também ganhará um novo tomógrafo por meio do investimento de mais de R$ 1,5 milhão. “Fizemos um plano de ação, pensando em deixar um legado para Sete Lagoas com a Assistência Covid, e hoje conseguimos concretizar com a transformação dos leitos Covid em UTI geral. Aproveitando toda estrutura preparada na unidade, ainda pleiteamos o tomógrafo e esta foi outra conquista importante. Agora teremos mais segurança porque serão dois tomógrafos no Hospital Municipal”, explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta. 

O Hospital Municipal de Sete Lagoas atualmente é credenciado como Hospital Geral Tipo II e é a única referência de trauma, politrauma e AVC de uma demanda pré-estabelecida para 35 municípios pactuados na região polo Sete Lagoas/Curvelo. A cobertura  de atendimento é aproximadamente de 424 mil habitantes.


error: Conteúdo bloqueado para cópia !!