A idade mínima para aposentadoria no Brasil poderá subir para 72 anos em 2040 e alcançar 78 anos em 2060, segundo projeção do Banco Mundial. O motivo é a pressão sobre o sistema da Previdência Social causada pelo rápido envelhecimento da população e pela queda na taxa de natalidade, que desequilibram a relação entre trabalhadores ativos e aposentados.
Mesmo com a reforma de 2019, que fixou a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, o estudo indica que essas medidas não são suficientes. Apenas parte da população contribui com o sistema, o que compromete sua sustentabilidade.
Entre as propostas do Banco Mundial estão igualar a idade de aposentadoria entre gêneros, rever diferenças entre trabalhadores urbanos e rurais e reformar as regras de pensões. Medidas como incentivos fiscais para empresas que contratarem idosos e o estímulo à educação financeira também foram sugeridas.
O envelhecimento populacional no Brasil ocorre de forma acelerada, e sem reformas estruturais, o sistema previdenciário corre risco de colapso nas próximas décadas.
Crédito da foto: depositphotos.com / rafapress
Fonte: Banco Mundial