A rede estadual de Minas Gerais registrou queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), termômetro criado em 2007 para medir a qualidade do ensino no país, nos anos iniciais do ensino fundamental em 2021: o resultado caiu para 6. Em 2019, foi 6,5.
Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb aumentou de 4,6, em 2019, para 5em 2021.
Já no ensino médio, o Ideb manteve o resultado de 2019: 4.
De acordo com o secretário estadual de Educação, Igor de Alvarenga, a queda do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental era esperada por causa da dificuldade de crianças acompanharem os métodos remotos de ensino adotados em 2021, no período de fechamento das escolas por causa da pandemia.
“Isso estava previsto porque são estudantes menores, crianças que acabaram de sair da alfabetização e precisam mais da figura do professor presencialmente”, afirmou o secretário.
Entre as estratégias adotadas pelo estado em 2021, estão os Planos de Estudos Tutorados (materiais com conteúdo de cada etapa de ensino) e aulas ao vivo transmitidas pela TV.
“O trabalho durante a pandemia foi para mitigar a perda de aprendizagem. O resultado demonstra que fomos para o caminho correto”, disse.
Fonte: Globo Minas.
















